segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lucas Helon, trigonocefalia e o cuidado de Deus!

        Depois de muitas idas e vindas, mais idas, voltei aqui no blog para escrever um pouco sobre algo que tenho  vivido. Mudei-me (de novo), engravidei e tive outro menino, aliás, piá, como dizem os curitibanos.
     
         Lucas Helon, seu nome, escolhido pelo irmão mais velho (muito influenciado pelo pai, na verdade). Mas uma curiosidade é que desde o início da gestação Deus nos mostrou o porquê dessa criança chamar-se Helon, que significa forte em hebraico.

         Tive um descolamento de saco gestacional descoberto já na primeira ecografia do nosso guerreirinho, que com repouso, remédio e oração foi o primeiro obstáculo vencido. No dia 27.09.2015 às 4h16min da madrugada, Deus me deu a graça de ser mãe de um branquelinho fofo que nasceu com 50cm e 3,280Kg, chorou logo e já parou me olhando com aquele olhar penetrante que nunca vou esquecer.
         Sua cabecinha tinha um formato diferente, não era redondinha, era meio triangular, "ficou muito tempo encaixado" - disse o médico - mas a causa de ter sido cesárea é que o bebê não encaixou! Enfim, saímos da maternidade, muito bem encaminhados para um neurocirurgião, com um diagnóstico diferente de tudo que já havia ouvido falar: é um tipo de cranioestenose chamada trigonocefalia, nada grave, mas que precisa ser observado. 

       Com 10 dias de vida, levamos nosso pequeno ao neurocirurgião. Fomos muito bem atendidos pelo Dr, André Malheiros que nos explicou sobre a trigono (sim, já somos íntimas), nos tranquilizou dizendo que muitos casos são cirúrgicos, mas aparentemente nosso Lucas não seria, mas não poderia fechar ainda por ele ser muito novinho.

       Saímos de lá com um fio de esperança que não precisaríamos submeter nosso pequeno a uma cirurgia tão invasiva e perigosa.

        Mas afinal,
 O que é isso? Quando nascemos, nossa cabeça parece um quebra-cabeças com pecinhas distantes que se encaixarão a medida que crescemos, porém, em algumas crianças, mais especificamente 1 em 2000, uma dessas pecinhas ou mais, já nascem coladas, no caso do nosso pequeno, a peça colada é na testa (sutura metopica) e por isso dá esse formato meio pontudinho na testa.
Porque acontece? De acordo com os médicos, é genético, mas NUNCA vimos algo parecido em nossas famílias, portanto, creio que porque Deus quis assim (e como tenho aprendido e conhecido pessoas incríveis com tudo isso).
Quais consequências isso traz? Bem, essa pergunta nem os médicos são unânimes, então vou tentar responder de acordo com o que me falaram: o crescimento de forma errada da cabeça pode provocar a aproximação dos olhos ou hipotelorismo e isso pode deixá-lo estrábico ou pode fazer com que perca a visão 3D. Outra coisa, mas isso não é unanimidade entre eles, é que o cérebro precisa de espaço para crescer e como já está fechado, pode causar hipertensão craniana e trazer alguns atrasos para o bebê e a terceira, mas para mim, indiferente, é que a testa pode ficar pontudinha e esteticamente inaceitável, provocando o temível bulling (mas duvido, lindo do jeito que é).

         Enfim, foi isso que o segundo neuro nos disse, o Dr. Adriano Maeda, um amor de pessoa, super competente, teve a maior paciência comigo no meu chororô no consultório quando me disse que sim, meu bebê ia ter que operar.

        O mundo parou! E agora? Tão pequenininho, era só aguardar ele passar de 6kg que a cirurgia seria realizada. Nesse meio do caminho, como já falei, conheci pessoas incríveis, "mamães guerreiras", cujos filhos vivenciaram a mesma situação. Mulheres usadas por Deus para mostrar que, sim, existe vida depois da cranioestenose. Conheci crianças cicatrizando ainda da cirurgia, rindo e fazendo gracinhas como se não tivessem feito um corte enorme em suas frágeis cabecinhas. Como é bom poder estar com elas! Sabendo que passaram tudo que estou passando e dispostas a mostrar fotos, ensinar como fazer, se põe compressa quente ou fria, qual pomada para cicatrizar mais rápido. Creio que quando chegar minha vez, vou estar bem mais preparada graças a disposição desses presentes DELE em nossas vidas.

Bom, com duas opiniões diferentes em mãos, fomos a terceira opinião, um neurocirurgião amigo, Dr Arnaldo Reis, homem de Deus, que nos tranquilizou mais uma vez e nos direcionou a outro médico, que trabalha junto a ele, Dr. Silvio Machado, especialista no assunto. E lá fomos nós novamente: depois de pedir uma tomografia do crânio (a boa notícia é que só uma sutura mesmo está fechada), não concluiu o procedimento pois ainda era cedo, queria ver o Lucas com quatro meses. Voltamos para casa com o coração ainda com esperança de não precisarmos de cirurgia. Mas no último dia 5, na temida consulta, o veredito duro e difícil veio: sim, nosso bebê vai para a mesa de cirurgia, antes mesmo de completar 6 meses!

     É uma sensação péssima! Pára o mundo que eu quero descer! São tantas perguntas, tantos medos, tantas dores! Mas Deus, cuja vontade é boa, perfeita e agradável, que é o meu refúgio e fortaleza, o meu pastor, tem estado presente em todo o tempo, tanto por meio de pessoas cuidando de nós (minha mãe abriu mão de tudo para vir ficar conosco) quanto em paz e direcionamento em cada passo, vivendo um dia de cada vez.

    Hoje, dia 08 de fevereiro de 2016, feriado de carnaval, estamos na iminência de começarmos o processo para que o nosso pequeno seja submetido a uma cirurgia grande, invasiva, com transfusão de sangue e permanência na UTI mas ele está nas mãos de Deus que não dormita nem dorme, presente e único que tem nos sustentado e já está cuidando do nosso Lucas Helon, pois é filho DELE, ELE já o ama mais do que eu possa amar por toda a minha vida e tem um plano perfeito para a vida dele.

    E agora, confiantes, descansamos (ou tentamos), lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós e aguardando os próximos passos que relatarei aqui também.

PS.; Se você fez busca no google e me achou pelo diagnóstico do meu filho, entre em contato, será um prazer ajudá-lo, torne-se uma mamãe guerreira também!

20 comentários:

  1. Vai dar tudo certo Tais, o médico chefe estará na sala para fazer tudo o que ele como perfeito pai, Deus poderoso sabe que o Lucas precisa. Não é atoa que a palavra dele diz que não cai um fio sequer que ele ja não saiba. Oramos mesmo para que Deus te conforte nesse tempo e te de paz. Lucas Helon é lindo desde o centro, e conquistou nossos corações.
    Conte conosco para qualquer necessidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. NÃO TEMAS PORQUE EU ESTOU CONTIGO E NEM TE ASSOMBRES PORQUE EU SOU O TEU DEUS. EU TE FORTALEÇO E TE AJUDO E TE SUSTENTO COM A MINHA DESTRA FIEL. ISAIAS 41.10. É pela fé que vencemos o mundo, o mêdo, a ansiedade...Acima de tudo, olhem para JEsus o autor e consumador na nossa fé, Que Deus esteja abençoando o tratamento do Luquinhas e a vida de vocês Helon e Taís.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. David, obrigada por compartilhar conosco;assim poderemos nos unir em orações, pois Deus não nos dá um fardo maior que nossas forças. Se é uma provação,Deus guiará seus passos para o melhor caminho. Força e coragem,conte conosco se precisar. Abraços, Deus abençoe você e família.

    ResponderExcluir
  5. David, obrigada por compartilhar conosco;assim poderemos nos unir em orações, pois Deus não nos dá um fardo maior que nossas forças. Se é uma provação,Deus guiará seus passos para o melhor caminho. Força e coragem,conte conosco se precisar. Abraços, Deus abençoe você e família.

    ResponderExcluir
  6. Oooo minha amora! Vai dar td certo e juntos vão superar tdo q está acontecendo! Deus sempre nos testa! Estão em minhas orações! #forcapequeno
    Um bjo grande

    ResponderExcluir
  7. Deus está contigo e com teu filho e tudo correrá bem. Rezando por vcs. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Deus está contigo e com teu filho e tudo correrá bem. Rezando por vcs. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Tais, Deus é contigo, e você bem sabe, força! Beijo, e paz!

    ResponderExcluir
  10. Minha amada amiga e irmã em Cristo..Deus já fez sua obra dando o Lucas Helon para vcs e tenho certeza que o nome do Senhor será glorificado através da vidinha preciosa dele..estaremos em oração. ..amo vc mesmo que de longe

    ResponderExcluir
  11. Minha amada amiga e irmã em Cristo..Deus já fez sua obra dando o Lucas Helon para vcs e tenho certeza que o nome do Senhor será glorificado através da vidinha preciosa dele..estaremos em oração. ..amo vc mesmo que de longe

    ResponderExcluir
  12. Minha filha Thais
    Que leveza e gostosura ao escrever sobre um problema que num primeiro momento, talvez no segundo tambem, assusta um bocado agente.
    O texto ficou informativo, esclarecedor,emotivo e com um leve toque de otimismo, ao mesmo tempo em que transparece e sobressai a fé.
    Que O Amantissimo e Poderoso Pai Celestial, guie todos os passos de vcs nesta caminhada.
    Beijos nos quatro.
    Talvez amanhã nos vejamos um pouco.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha Thais
    Que leveza e gostosura ao escrever sobre um problema que num primeiro momento, talvez no segundo tambem, assusta um bocado agente.
    O texto ficou informativo, esclarecedor,emotivo e com um leve toque de otimismo, ao mesmo tempo em que transparece e sobressai a fé.
    Que O Amantissimo e Poderoso Pai Celestial, guie todos os passos de vcs nesta caminhada.
    Beijos nos quatro.
    Talvez amanhã nos vejamos um pouco.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha Thais
    Que leveza e gostosura ao escrever sobre um problema que num primeiro momento, talvez no segundo tambem, assusta um bocado agente.
    O texto ficou informativo, esclarecedor,emotivo e com um leve toque de otimismo, ao mesmo tempo em que transparece e sobressai a fé.
    Que O Amantissimo e Poderoso Pai Celestial, guie todos os passos de vcs nesta caminhada.
    Beijos nos quatro.
    Talvez amanhã nos vejamos um pouco.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha Thais
    Que leveza e gostosura ao escrever sobre um problema que num primeiro momento, talvez no segundo tambem, assusta um bocado agente.
    O texto ficou informativo, esclarecedor,emotivo e com um leve toque de otimismo, ao mesmo tempo em que transparece e sobressai a fé.
    Que O Amantissimo e Poderoso Pai Celestial, guie todos os passos de vcs nesta caminhada.
    Beijos nos quatro.
    Talvez amanhã nos vejamos um pouco.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Gostaria de saber como foi a cirurgia do seu filho e a pós! Como ele está atualmente? Minha filha tem suspeita de trigonocefalia e está com 9 meses. Mas ta tudo tão devagar pelo convenio. Mas a pediatra não crê nessa hipótese, o bico na testa dela é bem pequeno, parece uma mancha na testa e o restante da cabeça é bem redondinha!!! Estou muito na esperança de mesmo ser diagnosticada com trigono, q ela não precise de cirurgia!Mas o coração está aflito com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber como foi a cirurgia e como esta seu filho,tenho uma pessoa muito amada que. Talvez esta com este disgnostico.

    ResponderExcluir
  18. Eu também gostaria de saber pois meu bb está na mesma situação

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu vou levar minha bebê amanhã na consulta, a cabeça dela apresenta essa crista, meu mundo está parando. G7placas.cristiansilva@gmail.com, Laissa.martins@utp.edu.br meus emais

    ResponderExcluir